☕Café e Saúde: Separando Mitos e Verdades para um Consumo Consciente

Eu confesso: sou viciada em café. Não consigo começar o dia sem aquele primeiro gole da manhã. E aposto que você também tem suas manias com essa bebida, né?

Mas aí que mora o problema. Todo mundo tem uma opinião diferente sobre o café. Sua mãe diz que faz mal pro coração. Seu amigo da academia jura que café é fundamental pra treinar. A vizinha diz que dá gastrite. E você fica lá no meio, sem saber em quem acreditar.

Então resolvi pesquisar a fundo essa história toda. E olha, as descobertas me surpreenderam! Tem muita informação errada circulando por aí sobre café e saúde. Vem comigo que vou te contar o que descobri.

☕ Vamos Acabar Com Essas Lendas de Uma Vez

“Café desidrata”

Essa é clássica, né? Todo mundo já ouviu que café “seca” você. Olha, isso é meio que exagero.

É verdade que a cafeína tem um efeito diurético leve – ou seja, pode te fazer ir mais ao banheiro. Mas a quantidade de água que tem no próprio café já compensa essa perda. É como se fosse um empate técnico.

Claro que se você só beber café o dia inteiro e esquecer da água, aí é problema. Mas café normal, no dia a dia, não vai te desidratar não.

“Café vicia igual droga”

Bom, aqui a coisa é meio complicada. Vicia? Meio que sim. Mas não do jeito que a galera pensa.

Eu já tentei parar de tomar café e posso confirmar: os primeiros dias são punk. Dor de cabeça, irritação, aquela sensação de que o mundo não faz sentido. Mas isso passa em alguns dias.

É diferente de um vício pesado. É mais como quando você fica acostumado com alguma coisa e sente falta quando para. Tipo assistir série antes de dormir ou ouvir música no trânsito.

“Café faz mal pro coração”

Essa me deixava paranóica! Mas pesquisando, descobri que é bem o contrário.

Pra maioria das pessoas, café até protege o coração. Tem antioxidantes que fazem bem. Óbvio que se você tomar 10 xícaras por dia, vai sentir o coração disparar. Mas consumo normal? Relaxa.

A não ser que você seja daquelas pessoas super sensíveis à cafeína. Aí realmente pode dar palpitação e é melhor diminuir.

“Café piora ansiedade e atrapalha o sono”

Essa aqui é verdade! Se você já é ansioso, café pode piorar mesmo.

A cafeína bloqueia uma substância no cérebro que ajuda você a relaxar. É por isso que café te deixa acordado. Legal de manhã, péssimo às 22h da noite.

Aprendi na marra: café depois das 15h é receita pra noite em claro.

✅ Os Benefícios Que Ninguém Conta

imagem_cafe_1-2-1024x683 ☕Café e Saúde: Separando Mitos e Verdades para um Consumo Consciente

Agora vem a parte boa. Porque café tem sim vários benefícios comprovados:

Turbina o cérebro: Não é impressão sua – café realmente te deixa mais esperto. Melhora concentração, memória, reflexos. É por isso que você rende mais no trabalho depois do cafezinho.

É cheio de antioxidantes: Sabe aquelas substâncias que combatem o envelhecimento e protegem contra doenças? Café tem de monte. Na verdade, pra muita gente, café é a principal fonte de antioxidantes da dieta.

Protege contra doenças sérias: Os estudos mostram que quem toma café tem menos chance de ter Parkinson, Alzheimer, diabetes tipo 2, e até alguns tipos de câncer. Impressionante, né?

Ajuda na academia: Se você malha, café pode ser seu aliado. Aumenta a energia, diminui a sensação de cansaço, melhora a performance. Tem gente que toma um cafezinho antes do treino como se fosse pré-treino natural.

Faz bem pro fígado: Estudos mostram que café protege o fígado contra várias doenças, incluindo cirrose. Quem diria, né?

⚠ Quando o Café Vira Problema

Mas calma, não é pra sair tomando café que nem água. Tem sim algumas situações onde é melhor ter cuidado:

Se você tem insônia ou ansiedade: Como falei, café pode piorar esses problemas. Se você já dorme mal ou é ansioso, vale a pena diminuir ou parar depois do almoço.

Problemas no estômago: Algumas pessoas sentem azia, refluxo ou dor no estômago com café. Se é seu caso, pode ser que você precise diminuir ou tomar com alguma coisa no estômago.

Pressão alta: Se você tem pressão alta, o ideal é conversar com seu médico. Café pode dar uma elevada temporária na pressão.

Medicamentos: Café pode interagir com alguns remédios. Se você toma medicação regular, vale perguntar pro médico se pode beber café normalmente.

Gravidez: Grávidas devem diminuir o café – no máximo uma ou duas xícaras por dia. O bebê também sente os efeitos da cafeína.

☕ Qual é a Dose Certa?

imagem_cafe_3-2-1024x683 ☕Café e Saúde: Separando Mitos e Verdades para um Consumo Consciente

Essa é a pergunta de um milhão de reais, né?

A ciência diz que até 400mg de cafeína por dia é de boa para adultos saudáveis. Isso dá mais ou menos 3 a 4 xícaras de café coado. Mas atenção: depende do tamanho da xícara e da força do café.

Aquele cafezinho que você toma em casa pode ter bem menos cafeína que um expresso de cafeteria. E se você toma café solúvel, também é diferente do coado.

Gestantes: no máximo 200mg por dia (1 a 2 xícaras).

Crianças e adolescentes: o ideal é evitar ou dar muito pouco. O sistema nervoso deles ainda tá se desenvolvendo.

Pessoas sensíveis: se você sente tremedeira, ansiedade ou insônia, seu limite é menor. Presta atenção no que seu corpo tá dizendo.

✅ Minha Experiência Pessoal

Depois de estudar tudo isso, mudei minha relação com o café. Antes eu tomava a qualquer hora, até de noite. Resultado: dormia mal e ficava ansiosa.

Agora tenho minhas regras: café só até as 15h, no máximo 3 xícaras por dia, e sempre com algo no estômago se for de manhã cedo.

A diferença foi enorme. Continuo aproveitando todos os benefícios, mas sem os problemas.

🙅‍♂️ O Veredicto Final

Olha, depois de tanta pesquisa, minha conclusão é: café faz bem pra maioria das pessoas. Os benefícios superam os riscos quando você consome com inteligência.

Os “malefícios” do café são mais mito do que realidade. Claro que tudo em excesso faz mal – até água demais pode ser problema. Mas café normal, no dia a dia, é mais amigo do que inimigo.

O segredo é conhecer seu corpo. Observa como você reage ao café. Se te deixa ansioso, diminui. Se atrapalha seu sono, para mais cedo. Se dá azia, toma com alguma coisa.

E não esquece: qualidade importa. Um café fresquinho, bem feito, é bem diferente daquele requentado que fica horas na garrafa térmica.

No final das contas, se você gosta de café e se sente bem tomando, pode continuar sem culpa. A ciência tá do seu lado. Só não exagera e fica atento aos sinais do seu corpo.

Agora me conta: você é do time café ou do time “café faz mal”? Depois de ler tudo isso, mudou alguma coisa na sua opinião?

Uma coisa é certa: eu vou continuar com meu ritual matinal. Mas agora com mais conhecimento e menos culpa. E você?

Referências:

•Globo Esporte (ge). (2025). Café faz mal? Veja mitos, verdades e entenda benefícios. Disponível em: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/reportagem/2025/05/24/c-cafe-faz-mal-veja-mitos-verdades-e-entenda-beneficios.ghtml

•Alves, R. C., Casal, S., & Oliveira, B. (2009). Benefícios do café na saúde: mito ou realidade?. Química Nova, 32(8), 2169-2180. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/T5Fz97sh8ywywPKZhHXwWbc/

•Mill Grãos. Os Benefícios do Café para a Saúde: Verdades e Mitos. Disponível em: https://millgraos.com.br/blog/saude-e-bem-estar/os-beneficios-do-cafe-para-a-saude-verdades-e-mitos/

•Villa Café. (2016). 12 Mitos e Verdades sobre o consumo de cafeína. Disponível em: https://villacafe.com.br/blog/12-mitos-e-verdades-sobre-o-consumo-de-cafeina/

Share this content:

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights